segunda-feira, 28 de abril de 2008

Horóscopo para o signo: tempo!

Não lembra nem ao Diabo chamar à meteorologia uma ciência. Pelo menos é essa a definição no Wikipedia: uma ciência interdisciplinar que analisa os comportamentos atmosféricos.

Se, por um lado, analisa os comportamentos atmosféricos passados e os tenta justificar, terá uma tarefa muito próxima dos historiadores: não estiveram lá, não conseguiram prever que aquilo iria acontecer, mas agora conseguem justificar todos os eventos, e demonstrar que eram os esperados.

Se, por outro lado, analisam os comportamentos atmosféricos de forma a prever o tempo nos dias seguintes (ou mesmo horas seguintes), lamento dizer que estão muito próximos daqueles que escrevem horóscopos. Cada cabeça sua sentença. E mais uma vez, não estaremos, pelo menos, a falar de uma ciência exacta. E em todo o caso, duvido mesmo que se lhe deva chamar ciência.

Por fim, a razão da minha angústia: ontem a previsão era de sol até quinta-feira. Hoje de manhã, já chove! E o site de onde a informação meteorológica que consulto é obtida, continua a dizer que... está sol!!

7 comentários:

Unknown disse...

Bem, ou anda enganado e anda a ver o clima do sitio errado, ou então eles andam felizes e quando assim estão dizem que vai estar sol.. :P

Ok, desculpe lá as teorias mas é sempre bom testarmos a nossa imaginação.

Alberto Simões disse...

Yah! Eles andam felizes, e eu é que apanho com a chuva :)

Abraço ;)

José Castro disse...

Não que discorde, mas...

- Sistemas Dinâmicos, bela cadeira do quinto ano onde, entre outras coisas, se falou bastante de meteorologia enquanto ciência;

- segundo sei, a meteorologia é mesmo uma ciência; o problema é ter recursos (leia-se: máquinas potentes) para poder processar toda a informação que há a processar... Ora, na falta deste recurso... Trabalha-se com o que se tem, com uma margem de erro *muito* maior, claro está :-)

Ou seja, o problema não é da meteorologia não ser ciência... É de a tentarem prever sem os recursos correctos!

IMVHO, claro.

Single Mind disse...

http://www.weather.com

Insere Braga (Portugal obviamente) e clica na previsão dos 10 dias. É excelente e raramente se enganam.

De qq modo, estou de acordo com o jac. Não faço ideia quais os recursos disponíveis, mas que a metereologia é consituída por 90% de matemática, lá isso é. E... matemática é uma ciência.

Unknown disse...

Pelos vistos só se enganaram num dia, confundiram 28 com 29... Não é muito grande a diferença... Não seja assim exigente Sr. Alberto! :)

P.S. Agora que vejo a minha teoria, acho é adequada a este blogue uma teoria que não lembra nem ao Diabo! :)

Alberto Simões disse...

Mas estás a ver, Filipa? Os meus amigos gostam tanto de mim que estão todos a favor dos meteorologistas :D

José Castro disse...

Ei, a quem é que estás a chamar amigo? O:-)