sábado, 5 de abril de 2008

Provedor do Tele-Espectador


Hoje estou com maus fígados. Por isso, desculpem-me a rabugice. Acho que nem vou chegar ao ponto de escrever o nome do blogue neste post.

Ora bem, hoje vi (mais ou menos como é costume) a emissão do Provedor do Tele-Espectador da RTP, a nossa televisão pública. Já enviei para lá várias críticas e sugestões, mas embora algumas tenham sido retratadas no programa, continuam a ser válidas. E na verdade, acho que todas as críticas que foram até agora feitas no programa do Provedor do Tele-Espectador continuam válidas.

Eu sei que a missão do provedor não é resolver os problemas. Basicamente, é ouvi-las, e apresentá-las aos responsáveis e, se possível, emitir uma opinião em relação ao problema em causa.

A primeira tarefa tem vindo a ser realizada com maior ou menor eficiência. Pelo menos os problemas são mostrados na TV e por isso, os responsáveis podem ouvir, se assim o entenderem. A segunda tarefa só a faz por vezes e, normalmente, acaba por dar razão a ambas as partes. Como me dizia ontem uma aluna numa aula, "assim não tem piada, tem de tomar parte".

Finalmente, queria mostrar o meu desagrado pela forma como os responsáveis pela programação da RTP respondem nas entrevistas realizadas neste programa. Em vez de aceitar as críticas (já que normalmente são reais e bem fundadas), limitam-se a apresentar "desculpas de mau pagador". Fazia-lhes muito bem ter umas aulas de humildade. Nunca os vi, em mais de um ano de programas, a admitir algum erro, nem a dizer que vão ter determinada opinião em conta.

Sem comentários: