domingo, 3 de janeiro de 2010

Séculos, Décadas... e anos zero...



Existe um problema crónico na sociedade portuguesa em relação à definição de século e de década. Bem, não tanto em relação à sua definição, mas em relação à sua relação com os anos civis.

Comecemos pela definição:
  • Século: período de cem anos;
  • Década: período de dez anos;

É evidente que o calendário actual não existiu assim desde sempre. Os anos não foram todos seguidos, tivemos anos com mais dias, anos com menos dias, e mais confusões várias. Mas é suposto, quando se falam de séculos ou décadas, que se ignorem esses pormenores, e se considere que o calendário começou no primeiro dia de Janeiro do ano 1, e que seguiu por aí fora até aos dias de hoje.

Assim sendo, o ano 1 terminou a 31 de Dezembro do ano 1, dando início ao ano 2, com o dia 1 de Janeiro do ano 2. Ou seja, neste dia comemorou-se (bem, falamos teoricamente, evidentemente) o término do primeiro ano. Continuando o passar do tempo, no dia 1 de Janeiro do ano 3 celebrou-se a passagem de dois anos.

Porque não têm todo o tempo do mundo para ler este post ano por ano, já devem ter reparado que no dia 1 de Janeiro do ano n se comemora a completude de n-1 anos. Então, no dia 1 de Janeiro do ano 10 comemora-se a completude de 9 anos. Ou seja, o último dia da primeira década do calendário gregoriano (que é o calendário que usamos actualmente) foi o dia 31 de Dezembro do ano 10.

O primeiro dia da segunda década foi o 1 de Janeiro do ano 11.

Torna-se simples (espero eu) de perceber, pelo que acima foi descrito, que a passagem de década é comemorada do dia 31 de Dezembro de um ano múltiplo de 10 (como 2000 ou 2010) para o dia 1 de Janeiro do ano seguinte (ou seja, 2001 ou 2011).

Dada esta explicação já devem ter percebido que a RTP meteu, de novo, a pata na poça, dizendo que um par de gémeos nasceu em décadas diferentes.

E porquê, de novo? Porque já na passagem de século tivemos centenas de notícias a relatar a passagem de século do ano 1999 para o ano 2000. Felizmente, ou não, voltaram a comemorar a passagem de século do ano 2000 para o ano 2001 (o que é correcto). Mas não foi suficiente para aprenderem.

Eu lembro-me de ter aprendido na primária que para calcular o século de determinado ano se pegam nos dois primeiros dígitos (por exemplo, para 2009, pegar no número 20) e somar-lhe um (ou seja, 21). De acordo com esta regra, o ano 2000 pertenceria ao século XXI. Mas tal não é verdade, porque também na escola primária, me preveniram de que esta fórmula tem uma excepção! Os anos múltiplos de 100, que pertencem ao século anterior.

Só é pena que os jornalistas da RTP tenham prestado tão pouca atenção aos seus professores na escola primária...

2 comentários:

joanita disse...

Ontem, na SIC, estalou o debate sobre esse assunto... Passagem de década, ou não? Uns dizem que passamos de década, os matémticos dizem que não, pelas razões e pela excelente explicação que deste com este "Séculos, Décadas... e anos zero"!

Nuno disse...

Realmente, há sempre muitas dúvidas sobre esses aspectos. É por estas e por outras que não ligo nenhuma se a passagem de ano é passagem de século ou de década... passamos de ano e já me chega saber isso!
E o que é a passagem de ano? É uma noite normalíssima que antecede um feriado... o que quer dizer que nos deitamos mais tarde um pouco... ou não nos deitamos!

Ah, e acho que é completamente estúpido dizerem que gémeos nasceram com uma década de diferença! No máximo nasceram em décadas diferentes, mas sempre com minutos ou talvez horas de diferença!
Coitada da mãe se ficava 10 anos à espera que saísse o segundo miúdo!

Dizem sem pensar... depois da nisso :P