terça-feira, 27 de março de 2012

Ajudar o Gutenberg em Portugal

O projecto Gutenberg visa a preservação digital de obras literárias escritas em qualquer língua, desde que os seus direitos de autor já tenham caducado. A língua portuguesa está representada neste arquivo, e está na lista de 10 línguas com mais livros (em breve tentarei saber ao certo em que posição), contabilizando neste momento 707 livros (alguns dos quais ainda em processamento). Pode consultar a lista de livros disponíveis ou em processamento, visitando o Livro-Aberto.

Existe uma rede de Mirrors (cópias) deste arquivo distribuídas pelo mundo, para que seja mais fácil a quem deseje copiar porções do arquivo não sobrecarregar o arquivo principal. Em Portugal temos uma cópia, no Departamento de Informática da Universidade do Minho (aqui). Infelizmente o disco do arquivo (de 1 Terabyte) está a ficar cheio, e precisamos de comprar um novo. O disco anterior foi comprado há pouquíssimo tempo (e patrocinado pelo Departamento de Informática), mas não esperávamos um crescimento tão rápido do arquivo. Assim, é necessário adquirir um novo, e não temos condições de voltar a pedir ao Dept. de Informática. Deste modo, estamos a pedir à comunidade que nos ajude oferecendo um par de Euros, para a compra de um disco de 2TeraBytes (passaríamos a ter 3TB de espaço).

Embora não seja necessário a compra deste modelo, apontamos esta angariação de fundos para os 160 Euros. Na barra lateral direita poderá ver o estado actual deste processo de angariação de fundos. Para facilitar o processo, e não ter de suportar taxas do PayPal, os donativos devem ser transferidos para este NIB: 0035 0882 00072650300 40. Como é um NIB particular, e para que seja mais fácil de vos agradecer a todos, peço-vos que, depois de realizar a transferência, preencham o formulário que apresento abaixo.

A todos o nosso muito obrigado.
Alberto

2 comentários:

Filipe Meneses disse...

Já conseguiste o financiamento necessário para a compra do disco?

Alberto Simões disse...

Nope. Estamos nos 75 euro. Faltam 55 (para os 130). Abraço!