segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Taxar os olhos dos consumidores

NOTA: Vendo esta informação pelo mesmo preço que ma venderam - não validei a informação. Alguém que saiba de fonte segura que a informação que indico é falsa, por favor, comente e esclareça a situação.

Pois bem, hoje fui a um Take-Away, e por aselhice minha, esqueci de levar sacos para trazer as caixas. Mesmo com a taxa verde, sobre os sacos de plástico, esse Take-Away nunca tinha deixado de oferecer sacos, razão que justifica a minha aselhice e esquecimento.

A surpresa foi quando, ao contrários dos restantes dias, me oferecem sacos de plástico, mas sem asas. Imaginem os sacos dos supermercados, da zona da fruta, transparentes, mas com plástico mais robusto, opaco, e com publicidade. Esses sacos são muito menos práticos, pelo que comentei com quem mos deu, ao que me responderam que assim não pagam taxa.

Brilhante.

Não li a legislação, mas considerando que esse facto é verídico, significa que a legislação está feita para taxar os sacos plásticos úteis, e que são facilmente reutilizáveis, porque são práticos, e de modo a permitir que se ofereçam sacos com a mesma quantidade de plástico, mas que não são práticos e que irão ser utilizados, com certeza, apenas uma vez.

A minha opinião sobre este assunto, é que não devemos ser, como se diz tipicamente, ser mais papistas que o papa. Há quem reclame dos sacos dos ditos legumes nos hipermercados não serem taxados. Mas a mim o que me chateia mesmo é que se legisle para ficar tudo na mesma. Na minha vida, apenas os hipermercados deixaram de oferecer sacos. De resto, continuo a recebê-los de forma gratuita em tantos outros estabelecimentos comerciais.


Este é só um dos exemplos da legislação Tuga, feita para taxar os olhos dos consumidores. Aparentemente o estado preocupa-se. Na verdade,não. Faz legislação que mais parece uma peneira.

1 comentário:

glide disse...

Eu vejo a tema de outro ângulo.

Ou a lei tem todos os pontos e todas as virgulas, ou é furada na primeira oportunidade. E se, depois disso, a lei for difícil de compreender, queixamo-nos que é excessivamente complexa.

O mesmo se passou com os cigarros eletrónicos, que passaram a ser usados em locais onde é proibido fumar, com a desculpa que a lei não o proibia.

Assim se vê a nossa visão tacanha.