segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lingua vs Literatura Portuguesa

Não era para escrever sobre este assunto já hoje, mas este cartoon do Bartoon acaba por focar um aspecto relevante ao que aqui vou escrever.

Não sei se se lembram das aulas de Português quando andavam no ensino básico ou secundário. No meu caso lembro-me de estudar vários livros, desde os Lusíadas até à Sibila, passando por poemas vários. Lembro-me de que se passavam as aulas a analisar estes textos, tentando-os compreender.

Podia aqui discutir se estas leituras obrigatórias são ou não relevantes, mas para isso a minha última entrada neste blogue é capaz de demonstrar a minha falta de confiança em relação à sua escolha.

Mas o que me preocupa, é que nas aulas de Português o que os meus professores me ensinaram foi Literatura Portuguesa, e não Língua Portuguesa. Não é culpa dos professores. A verdade é que são coisas distintas e que deviam ser ensinadas em disciplinas igualmente distintas. Os alunos com interesses humanísticos passariam por disciplinas da língua Portuguesa e por disciplinas de literatura Portuguesa. Os alunos de ciências, passariam por disciplinas de língua Portuguesa. Já é assim que se faz noutros países, como Espanha.

Tomando esta decisão, concordaria que todos os alunos com interesses em ingressar na Universidade tivessem de realizar uma prova de Língua Portuguesa. Ao contrário do estado actual, em que os alunos sabem escrever mal e porcamente e, só com muita sorte, conseguiriam realizar as provas para aquisição da nacionalidade.

Caríssima Ministra da Educação, fica aqui uma opinião de alguém que não é professor de línguas, mas que se preocupa com a iliteracia em Portugal!

Sem comentários: