domingo, 25 de janeiro de 2009

Festival RTP da Canção, 2009

Portugal continua sem qualquer interesse em ganhar o Festival Eurovisão da Canção, e os músicos e compositores actuais já deram o que tinham a dar. Concorremos sempre com músicas a raspar a música pimba, sem ritmo e sem melodia. Fazem-se melodias mais interessantes para publicidade a hipermercados do que para concorrer ao festival da canção. Vejam pelos vossos próprios olhos, ou melhor, ouçam pelos vossos próprios ouvidos em http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/festival_cancao09/ e já agora, votem em alguma coisa.

Incrivelmente, acabei por votar na música com menos votos. Não que goste dela. Mas foge de tudo o que habitualmente concorre e recebe votos tímidos dos nossos emigrantes.

Correndo o risco de me repetir (sim, porque me parece que já escrevi sobre isto), fica aqui uma ligação para uma das melhores propostas que chegou ao Festival RTP da Canção nos últimos anos, e a quem o júri cortou indecentemente as pernas: http://www.youtube.com/watch?v=oYRPbQXNjSk

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi com uma enorme incredulidade e frustração que fiquei a conhecer as 24 canções eleitas pelo júri. Efectivamente não é credível que, de entre mais de 300 candidatos, estes 24 sejam os melhores. Não me lembro de ver tanto "lixo" representado numa só tabela. Escolheram quase exclusivamente cantores conhecidos do público, com um piscar de olho aos emigrantes, de modo a que as audiênciaqs da Rtp não fossem prejudicadas. Trata-se, portanto, de um "acordo" feito entre um júri muito pouco idóneo e uma Rtp convencida de que ser português é ser emigrante e não gostar de música... Desculpem mas eu não gosto de ser hunilhado além fronteiras. Deste modo, há apenas duas saídas para este vergonhoso festival: ou se colocam a votos todas a músicas inscritas a concurso ou portugal desiste este ano de ir à eurovisão por manifesta incapacidade de organizar um simples festival da canção... e esta hein?

Ângela disse...

Tu achas que aquela música que apareceu há uns anos foi injustamente posta de lado pelos juris? Eu não acho a música nada de especial. É igual às outras...

Alberto Simões disse...

Olá, Pitux.
Podes ver em http://nao-lembra-nem-ao-diabo.blogspot.com/2008/05/festival-da-euro-humilhao.html a história sobre esta participação. Basicamente, um júri elitista fez uma primeira votação com peso de mais de 50%, em que este grupo ficou em último lugar (bem destacado). Com a votação do público, chegou a segundo lugar. Não era possível chegar a primeiro, se não com votação maciça.

O que esta música tem de diferente? Ritmo, Melodia, Inesperado. Nenhuma das outras músicas é possível de dançar de forma ritmada. Nenhuma das outras músicas te entram realmente no ouvido. E mais importante, relembro que foi o ano em que ganharam os Lordi. O Inesperado conta!

Finalmente, digo-te já quem vai ganhar o festival da RTP deste ano: a Lucy. A não ser que o hype tenha passado, mas custa-me a crer. Agora loira e com mamas novas, ganha de certeza :)

Beijinhos
Albie

Anónimo disse...

não é por ser loira ou ter mamas grandes! ela tem boa voz e mesmo assim estes juris conseguiram fazer com que ganha-se a musica BANALLLLLL da flor de lis....devem ir longe estes portugueses! devem estar a espera de ganhar a eurovisão....a musica da luciana era um optima musica, tinha graves que mais nenhum cantor que participou fazia! Eu fui ver o festival da canção ao teatro e so tive vontade de chorar porque estes juris nao a queriam ver na eurovisao...

Alberto Simões disse...

Deixem-me ser sincero, mas todas as músicas eram banais. Quanto à rapariga ser loira e mamas grandes, era muito mais interessante antes da operação.

Mas não é sobre o corpo que este festival recai. E ainda bem. Não quero defender a flôr de lís porque nem sequer me lembro da música (deixou de estar disponível no site, ou então não a encontro). Mas o facto de ter graves que mais ninguém consegue cantar não significa que haja uma música...

Bem, em todo o caso, por mim mandava-os passear e começava nova selecção ;)