quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

É bom dormir em Braga!

Braga está infestada de outdoors (como será em português? foradeportas?) como o que se mostra na fotografia. Para quem tem mais dificuldade em ler a imagem, diz qualquer coisa como: bem vindo a Braga - é bom dormir em Braga. E este lindo texto está acompanhado de uma fotografia de uma moça loira (que me faz lembrar a Lenka da Silva, do Preço Certo em Euros).

O que não percebo bem é a pragmática desta publicidade. Primeiro, porque não está assinado. Se se referisse a um Hotel, era de esperar que o nome do dito aparecesse. Assim, só se estivermos a falar de todos os Hoteis de Braga. Mas não me parece.

Como fundo (background) vê-se as Arcadas, o que me leva a pensar que a publicidade é institucional. Sendo institucional, será com certeza da Câmara Municipal que quer promover Braga. Se o texto foi alterado do velho É bom viver em Braga para É bom dormir em Braga, é porque não se estão a referir ao comércio de habitações. Estão mesmo a falar em passar apenas as noites a dormir.

Agora, que tem que ver a Loira com as noites, e noites bem passadas? (para ser bom dormir em Braga significa que a noite foi bem passada, não?).

Bem, eu lembrei-me foi do célebre comentário que Braga é a cidade dos três P: Padres, Prostitutas e Pan***eiros (digamos antes, Homosexuais). Se assim for, estaremos a insultar a loira, o que não é minha intenção. Só posou para a fotografia porque lhe pagaram!

Mas estaremos a dizer que é bom dormir.. ou quase.. em Braga? Fazendo jús às páginas e páginas de anúncios classificados nos jornais?

Bem, deixo-vos tecer as vossas próprias considerações sobre esta publicidade, que não lembram nem ao Diabo!

Nota: não tenho nada contra os moradores de Braga. Embora actualmente não o seja, estou no processo de mudança, e não me considero membro de nenhuma das classes de P.

4 comentários:

Unknown disse...

Por acaso sempre pensei e ouvi dizer que fosse dos 5 P's e não dos 3...

E já agora... a Lenka chama-se mesmo Lenka da Silva!? ...

Há cada uma...

Alberto Simões disse...

Sim. Faz uma googlagem por "Lenka da Silva".

5 Ps? Quais sãos os dois restantes? :)

Unknown disse...

Passando "o testemunho":

"Padres,
put@s,
pªneleiros,
p'rá
putª (q os)
pariu."

Uma frase ouvida n'um café bracarense.

Rui Vilela disse...

A moça parecia polaca, mas afinal é checa.