segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity


Hoje não vou comentar o conteúdo do livro, já que é uma obra minha. Depois de ter escrito, em parceria com o meu colega e amigo Ricardo Queirós, o livro Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android, ganhei coragem para propor e escrever este outro, dedicado também ao desenvolvimento de jogos, mas usando o motor de jogo Unity.

Esta foi uma tarefa difícil. Comecei a escrita em Janeiro de 2017, e só consegui terminar em Dezembro. É evidente que os 12 meses não foram intensivos em escrita, mas é muito tempo. É muito tempo, especialmente, quando se pretende escrever sobre uma ferramenta que evolui muito depressa. Exemplo disso é que, quando iniciei a escrita, a versão atual do Unity era a 5.x, e quando terminei, estava a ficar disponível a versão 2017.3. Não pude, infelizmente, garantir uma atualização para esta versão, tendo o livro ficado pela versão 2017.1.

A abordagem é prática, num pequeno tutorial, para o desenvolvimento de um pequeno jogo. Inclui algumas das práticas mais usadas em jogos, com Unity, desde a animação de personagens, cálculo de caminhos, raycasting, corrotinas, física, colisões, etc.

Uma outra curiosidade em relação à escrita do livro foi o desafio (não sei se à FCA ou a mim mesmo) de publicar um livro escrito em LaTeX. Pois bem, não foi o primeiro. Sei que o meu ex-professor José Carlos Ramalho chegou a fazê-lo.  Mas não terá tido, de certeza, a minha paciência em colocar a aparência tão semelhante à versão do Microsoft Word, mas melhor. Este desafio fez com que, para além de escrever o livro, me dedicasse a aprender alguns segredos bem escondidos do LaTeX, que adorei. E também, que tenha poupado algumas dores de cabeça com o Word.

No final, estou muito satisfeito com o resultado. Agradeço a todos os envolvidos. E, embora já o tenha feito no próprio livro, agradeço à Sandra Correia e à Cláudia Cruz pelo apoio, por parte da FCA, e ao Frederico Gonçalves que me ofereceu a simpática formiga usada no jogo.

Podem comprá-lo nos sítios do costume:

Sem comentários: