sábado, 12 de setembro de 2009

CP - Atraso de Vida

Dizem que viajar de comboio é o futuro. Até já se fala em comprar um TGV para Portugal. Não digo que andar de comboio não seja o futuro, já que traz muitas vantagens.

No entanto, acho que para que esse futuro exista é preciso fazer com que os comboios sejam geridos pela CP, que em Portugal é um atraso de vida.

Ontem para me deslocar de Lisboa para Famalicão tomei o alfa pendular às 20h09 no Oriente. Horário previsto de chegada a Campanhã: 22h52. Na verdade chegou um pouco depois, eram 23h20. Numa viagem de cerca de 3 horas, corresponde a um atraso de quase 20%. E sabem porquê? Porque a viagem de Espinho até Vila Nova de Gaia foi feita a uma média de 20Km/h. Para um comboio que ultrapassa os 200Km/h corresponde a andar a 10%.

E embora seja compreensível que não tenham um Alfa a ir até Braga (é provável que não haja tantos clientes para aqueles lados) é completamente despropositado que as ligações para a linha de Braga só ocorram... às 00h30, chegando a Famalicão pouco depois das 01h05.

Viagem Oriente até Famalicão em 4.9 horas. Viva o transporte do futuro!!

1 comentário:

Eagle disse...

Segundo um Engenheiro da CP não é preciso mais nada senão linhas que permitam aos comboios andar... Mas como nós pensamos em grande compramos logo tudo... "Compre as linhas e tenha 0,1% de desconto nos comboios!" Isto é o orgulho de ser Poruguês como indica o postal...