quarta-feira, 25 de junho de 2008

A Igreja adapta-se a novos tempos

Hoje recebi mais um daqueles e-mails fantásticos com uma apresentação. O tema era: mistério, e referia o facto de numa catedral de Salamanca existir num pórtico esculpido na pedra um astronauta. Quem preparou a apresentação não era burro, e portanto fez ênfase no facto da dita catedral remontar ao século XII (salvo erro).

Claro que fiquei muito surpreendido com o facto, e fui investigar. Embora acredite que há indivíduos visionários, tipo o Da Vinci, não me parecia normal que no século XII se esculpisse um astronauta. No melhor dos casos poderia-se pensar que seria um homem num escafandro. Mas a escultura está tão bem feita que não levanta dúvidas: representa mesmo um astronauta.

Mas então, um astronauta no século XII? Bem, basta procurar na Wikipedia (e não só) para se descobrir que a dita catedral de Salamanca é, na verdade, duas! Existe a catedral e a nova catedral, construída ao lado e integrada na velha. Esta nova catedral segue um estilo parecido com a antiga, e é onde se encontra esta escultura. Além disso, esta escultura não foi feita originalmente na construção da nova catedral, mas mais tarde, em processos de restauro e reconstrução (esta catedral foi inclusivé vítima do terramoto de Lisboa).

Embora esteja explicado que não foi um vidente (os astronautas já existiam), não lembra nem ao Diabo colocar uma escultura de um na entrada de uma catedral. Existe uma possível justifiação como o Universalismo da Igreja. Mas tem muito mais piada arranjar justificações criativas, como: o restaurador estava embriegado e, dados os festejos da chegada do homem à lua, decidiu esculpir um, ou então, o restaurador fez uma aposta com a namorada assim como tinha... assim como os tinha no sítio, para esculpir um astronauta numa igreja.

Bem, fica aqui o pedido de mais justiticações criativas. Deixem-nas nos comentários ;)

2 comentários:

Álvaro disse...

Há também um "demónio a comer um gelado" e, a mais famosa de todas, a rã sobre uma caveira (na fachada da universidade). Em "Deus" (também conhecido por Google) há muitas fotos.
Vale a pena visitar Salamanca (e ficar um par de dias), especialmente nas épocas em que há mais estudantes e menos turistas.

Alberto Simões disse...

Eu queria era sugestões criativas. Ora bem, uma rã sobre uma caveira, embora um pouco despropositado, acredito que existam caveiras e rãs há muito tempo. Agora, um demónio a comer um gelado? Será que estava com calor? :-D