sábado, 15 de maio de 2010

Vila Nova de Famalicão sem Cinema

Vila Nova de Famalicão nasceu numa encruzilhada, entre Braga, Porto, Barcelos, Guimarães, todas cidades seculares. Nesta encruzilhada foi surgindo a necessidade de pernoitar, surgiram os caminhos de ferro, a indústria dos relógios, na já falecida "A Boa Reguladora", e, pouco a pouco, a cidade surgiu.

Originalmente tínhamos um teatro, o Cine-Teatro Augusto Correia. Pelo nome já depreendem que tinha uma sala polivalente, que permitia assistir a cinema ou a teatro. Com o tempo surgiu a mania dos Shoppings, e o Shopping Town, único da cidade que merece tal nome, abriu, incluindo um cinema. O Cine-Teatro Augusto Correia foi ficando velho e mais tarde fechou (entretanto demolido, e já oupado por novo prédio habitacional). Este cinema, no Shopping Town foi-se aguentando. É verdade que um cinema numa cidade pequena não pode ter grande variedade de filmes (fica demasiado caro). Mas os filmes mais falados acabavam por passar em Famalicão.

Entretanto, eis que surgem os hipermercados, e depois de se instalarem e ganharem alguma clientela, um deles (E'Leclerc) lembrou-se de abrir quatro salas de cinema (não muito grandes, mas quatro salas confortáveis). Com quatro salas tiveram de investir em alguma diversidade de filmes. Não teria muita lógica ter apenas uma sala aberta, e também não teria lógica ter duas, três ou quatro, com filmes repetidos.

Isto foi evoluindo até que, dada a modernidade destas quatro salas, e talvez a facilidade de estacionamento, o cinema do dito Shopping Town fechou. O curioso é que também não demorou muito até que o E'Leclerc concluísse que Famalicão não tem público para quatro salas. E não tem. Ainda para mais com a proximidade de Braga ou Porto. Então, fecharam. As quatro salas.

Esta é a história dos cinemas em Famalicão. Neste momento, não temos. Temos uma casa da cultura onde passam alguns filmes, menos Hollywoodescos. Mas cinema, com as pipocas, os filmes de acção, os filmes de terror, etc, já não temos.

Verdade seja dita que para quem tem carro, ir até a um cinema nem custa tanto. Pouco mais de 20 quilometros para cada lado, e vai-se a Braga, onde cinemas não faltam.

Mas por outro lado, assim há desculpa para... as cópias de segurança?

2 comentários:

co disse...

Boa tarde,
Fui uma das resistentes da sala de cinema do Shopping Town, assim como uma das últimas clientes do Grande cinema Augusto Correia. Pena terem desaparecido todas.
No entanto, quero fazer um pequeno reparo, antes do Augusto Correia ainda tivemos o cinema Olimpia, no prédio de esquina ao lado do agora Centro Comercial Bezerra

Alberto Simões disse...

Isso já eu não sabia. A idade não mo permitiu conheces :)
Obrigado pelo seu comentário!