domingo, 1 de junho de 2008

Euro-Foria

Pois bem, estamos prestes a começar mais um grande evento desportivo e, mais um, completamente milionário. Claro que não é necessário dizer qual o desporto em causa. Mas para os que não adivinharam, futebole (será assim que se escreve depois do novo acordo ortográfico?), claro. E antes de continuar, e para que não volte a acontecer, eu não tenho nada contra Portugal ou contra o Euro2008.

Em todo o caso, acho ridícula toda esta euforia em torno do Euro2008. Pergunto que interesse tem, durante praticamente todo o dia, ser transmitida na televisão pública o percurso dos jogadores da selecção do hotel para São Bento, de São Bento para o aeroporto, do aeroporto na Suíça para o hotel onde ficarão alojados! Não há dúvida que o futebole move multidões. Mas não será culpa de uma comunicação social sem bom senso?

É que, infelizmente, nem sequer o País é inteligente para tirar partido de toda esta euforia! Hoje, com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias era oferecido um pequeno lenço com quatro cópias da Bandeira Nacional, e com o hino escrito (quase perfeito, não fosse haver alguma diferença entre "às armas" a "as armas"). Mas também não podemos pedir mais, afinal o dito lenço era "fabricado em China". Será que era mesmo necessário importar? Não haverá em Portugal onde se fabrique algo parecido a preços competitivos? Bem, se não há, haverá necessidade de importar estes lenços para os oferecer? Não seria melhor investir em Portugal?

Peço desculpa se estou a dizer alguma barbaridade, que conhecimentos em Economia não é algo de que me possa orgulhar, mas parece-se que toda esta Euro-Foria é contra-producente!

1 comentário:

Álvaro disse...

Referes justamente duas das mais importantes ferramentas actuais de "construção do discurso nacional". A TV, o futebol, a Selecção Nacional,... são meios para alimentar o sentimento de pertença a uma comunidade nacional que hoje substituem coias como a literatura, a Ireja, o exército,...
Se é contra-producente ou não, não sei dizer.
Já agora: o futebol aborrece-me.
Abraço