quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Água Luso... no Luso

Nestas férias estavam planeados 10 dias no INATEL do Luso. Infelizmente e por motivos familiares, tive de as cancelar a meio da estadia. Em todo o caso, deu para perceber porque é que este país, à beira mar planado, não tem como sair do buraco. Não vale a pena a Troika... parece estar entranhado no nosso Ser.

Pois então explico a razão. No Luso, é suposto que se venda água Luso, certo? Até podia não ser o caso, mas a água servida ao almoço era Luso. Até aí tudo bem.

Mas fui ao bar do dito INATEL e pedi uma garrafa de 50cl de água fresca. Tinha visto no preçário que seriam 90 cêntimos. Por si só, já se vê que é um roubo. Mas nem é isso que venho discutir. A emprega perguntou-me se queria uma garrafa de água Luso ou Vitális. Perante esta pergunta, e estando eu no Luso, nem reflecti a razão da pergunta, e disse que queria do Luso.

Já tinha os 90 cêntimos em cima do balcão, mas a empregada disse: é um euro. Enquanto preparava a moeda de 1 euro para pagar, fui dizendo que no preçário dizia 90 cêntimos. A resposta foi inesperada: os 90 cêntimos são da água Vitális. A Luso é mais cara.

É com este tipo de publicidade que a Água Luso perde. E mais crítico ainda é quando esta façanha acontece exactamente ali, onde a água Luso brota da nascente...

5 comentários:

Mike Dandi disse...

E se as nascentes pertencem à natureza não deveriamos ter de pagar uma água que é de todos.

Mike Dandi disse...

Se as nascentes pertencem à natureza não deveriamos pagar uma coisa que é de todos.

Alberto Simões disse...

Acredito que o processo de engarrafamento e distribuição custe algum dinheiro... mas parece que há quem abuse :)

Anónimo disse...

Não quero fazer desfeita, mas acreditem que a água em Portugal continua a ser um produto baratíssimo. De facto a água é de todos,mas como foi referido anteriormente o processo de engarrafamento custa alguns €. Se quiser ter água sem ter de a pagar pode sempre optar por ir até às fontes públicas e encher garrafas ou garrafões que tenha em casa. Faço isso inúmeras vezes. Se se deslocar até ao estrangeiro, na Alemanha por exemplo uma garrafa de 1 Litro custa acima de 1€, isto no supermercado e estamos a falar da mais rasca que encontrar. Águas como Evian, que são ditas as melhores (eu prefiro qualquer uma de Portugal), essas sim podem ascender a preços absurdos. Nem tudo é mau em Portugal;)

Anónimo disse...

Aqui....também acontece coisas insólitas como esta.

A banana-maçã,que é plantada no Nordeste do país,é mais cara no Nordeste do país.
Dá vontade de rir.....para não chorar.