Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2010

Pelo menos são consistentes...

Fica a nota aos responsáveis da RTP por adicionar conteúdos: em português não existe o "á". Dúvidas entre o uso de "há" e "à" podem existir, mas usar "á" é não saber o que fazem...

Estacionamento

Estacionamento lindo. Quanto melhor é o carro, menos o juízo. Estacionamento em frente à porta das urgências do Hospital de Dia de Vila Nova de Famalicão.

Açúcar ou não acúcar...

Primeira Página do Jornal de Notícias, 12 de Dezembro.

Dissolução

O livro Dissolução , de C. J. Sansom publicado pela ASA, é mais uma história que foca a religião nos tempos da idade média. É bastante fácil de ler (tem um português bastante fluído), mas peca por algumas incoerências (por exemplo, o fulano A entrega as chaves ao fulano B , mas pouco depois, o fulano A está a desengatar as chaves do seu cinto) e por alguns erros gramaticais, como lembrei-me que era um dos monges que sabia , em vez de lembrei-me que era um dos monges que sabiam , Eu fui um daqueles que tinha sido afastado em vez de Eu fui um daqueles que tinham sido afastados ou ainda, um dos poucos que teria a aprovação em vez de um dos poucos que teriam a aprovação . Parece que estes erros cada vez mais se tornam um hábito. A seguir a filosofia do novo Grande Dicionário da Porto Editora que foi editado há pouco tempo, é provável que em breve estas frases se tornem correctas. Além destes erros, mais grosseiros, encontram-se aos potes problemas de concordância (adjectivo...

O mesmo de sempre...

Não há dúvidas. Quem comprar sabe que as músicas são as mesmas de sempre. Devo confessar que não percebo o sucesso do TC. Pelas músicas não será, com certeza, que são sempre plagiadas por ele próprio.

Jornal de Notícias, e Erros Ortográficos

Tudo começa com o nosso amigo Zeferino Coelho que no Simão, O Cidadão , não sabe a diferença entre " ficarmos " e " ficar-mos ". Talvez seja bom não o aceitar no grupo do Facebook " distingo comemos de come-mos ". Pouco depois, a repórter Susana Ribeiro ataca nos erros sintácticos: ESCOLHA Um objecto fixe um pormenor visual nele. FAÇA Este exercício a qualquer hora do dia. O tempo pode aumentar aos poucos há medida que vai ganhando à-vontade com o processo.