sexta-feira, 6 de julho de 2018

O último homem - #2 Ciclos


Seguindo o primeiro volume, a história continua sem grande suspense neste segundo volume. É certo que a ilustração é muito boa, mas o argumento perde-se um pouco neste volume. Talvez seja mesmo esse o objetivo, engonhar um pouco, e daí o título "ciclos". A continuar a leitura em breve.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Nissan Leaf (2018)

Como sabem, tenho um Nissan Pulsar. Na altura ponderei um Nissan Leaf. Mas para além da diferença de preço acentuada, tinha o problema de ser mais feio que uma bruxa em dia mau.

Desde que o novo Nissan Leaf foi anunciado que ando babado para fazer um test-drive. Primeiro porque o carro é lindo, e por outro, por causa do novo sistema que permite a condução apenas com um pedal.

O que mais me confundia (mas também não fui procurar, para me esclarecer) era como seria conduzir com um único pedal, especialmente quando precisasse de uma travagem brusca. Mas ao contrário do que eu supunha do pouco que tinha lido, o carro continua com o pedal do travão, e o modo de condução que é iniciado por omissão é semelhante à de um carro com mudanças automáticas.

No entanto, ao ativar o modo de condução só com um pedal, carregar nele acelera, e retirar o pé, trava. Ao ponto de, se retirarmos completamente o pé, o carro para. Nomeadamente, se estiverem numa subida íngreme, com este modo de condução ativo, e tirarem o pé, o carro para. É o célebre "mamã, sem mãos".

Também experimentei numa descida íngreme. Aí, o carro trava, mas não para completamente sem a ajuda do travão. E, claro, numa travagem brusca, o travão é sempre útil.

Para além disso, os interiores são confortáveis, tem espaço no lugar traseiro (mas que não se compara a um Pulsar... na verdade ainda não vi um carro que se compare ao Pulsar no que toca ao lugar traseiro) e uma bagageira jeitosa. 

Pena, mesmo, é que se encomendar agora só mo entregam em Fevereiro... com sorte. Ah.. e claro... o facto de não ter dinheiro para isso!